Medalha Milagrosa

Arcebispo de Lviv: Igreja na Ucrânia vive ''nova primavera''

Kiev, 23 jul - "Uma nova primavera": com essas palavras, o Arcebispo de Lviv dos Latinos e Presidente da Conferência Episcopal Ucraniana, Dom Mieczyslaw Mokrzycki, fala da situação da Igreja local, numa entrevista difundida por "Ajuda à Igreja que Sofre".

"A nossa comunidade está vivendo o seu renascimento após os anos difíceis do comunismo, que minaram a fé e a moral da população, anos em que igrejas e prédios religiosos foram destruídos e os sacerdotes mortos ou exilados", explicou o prelado.

A pastoral é muito ativa, de modo particular, a pastoral da juventude, e "os frutos desse nosso florescimento já se veem, embora ainda haja muito a ser feito", afirmou, acrescentando a necessidade de estruturas, de novas igrejas e de locais para a catequese.

Falando de questões a serem enfrentadas, o Arcebispo evocou o problema da restituição das propriedades confiscadas durante o regime comunista, dentre as quais, prédios "importantes" como o seminário teológico de Lviv, do qual, em 2009, foi restituída exclusivamente a capela.

"Finalmente, foi-nos devolvida, posteriormente, a cúria episcopal, mas a nossa comunidade precisa de ao menos outras três igrejas", precisou.

"Ajuda à Igreja que Sofre" realizou, em 2010, na Ucrânia, projetos de mais de 4 milhões e meio de euros, e a impressão do catecismo para a formação de jovens e seminaristas. (RL)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.