Medalha Milagrosa

Papa recorda testemunho do cardeal Kazimierz

Cidade do Vaticano, 21 jul - Faleceu na manhã desta quinta-feira, o Arcebispo emérito de Minsk-Mohilev, na Belarus, Cardeal Kazimierz ?wi?tek, aos 96 anos.

O Papa enviou um telegrama de pesar ao Bispo de Grodno, Dom Aleksander Kaszkiewicz, presidente da Conferência Episcopal da Belarus. No telegrama Bento XVI reitera a sua união na oração com toda a comunidade diocesana, onde purpurado exerceu seu ministério episcopal. O Santo Padre recorda o seu testemunho fiel a Cristo e à Igreja nos tempos particularmente difíceis e o entusiasmo do cardeal no caminho de renascimento espiritual do país.

O Cardeal Kazimierz foi ordenado sacerdote em 8 de abril de 1939, poucos meses antes da eclosão da II Guerra Mundial. Em 21 de abril de 1941 foi preso pela KGB, polícia secreta da ex-União Soviética, e colocado no cárcere de Brest. Fugiu da prisão em 22 de junho daquele ano e retomou sua atividade pastoral na paróquia.

Em 18 de dezembro de 1944 foi novamente preso pela KGB e desta vez foi para a prisão de Minsk onde permaneceu até 21 de julho de 1945. Condenado a dez anos de trabalhos forçados nos campos de concentração, passou dois anos em Mariinsk, na Sibéria, e sete anos em Vorkuta e Inta, trabalhando nas minas.

Foi libertado em 16 de junho de 1954 e recomeçou suas atividades pastorais. Em 1991, tornou-se Arcebispo de Minsk-Mohilev e administrador apostólico de Pinsk.

Depois disso, reorganizou as estruturas eclesiásticas no território em que trabalhava, cuidando especialmente da reconstrução de igrejas e da formação do clero. Em 1994, João Paulo II o criou cardeal. Em 2004, o Instituto Paulo VI conferiu ao purpurado o prêmio Fidei testis (testemunha da fé) por causa de seu testemunho fiel e corajoso a Cristo e ao Evangelho nos difíceis anos de perseguição da Igreja no leste europeu.

As exéquias do Cardeal Kazimierz serão celebradas na próxima segunda-feira, dia 25, na Catedral de Pinsk. (MJ)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.