Medalha Milagrosa

Juventude: Escolas e instalações públicas de Madrid preparam-se para receber participantes na Jornada Mundial

Madrid, 19 jul 2011 – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Madrid entre 16 e 21 de agosto, vai recorrer a colégios e instalações públicas para acolher os participantes esperados no maior evento juvenil católico.

“É fundamental o apoio da rede de colégios para conseguir o alojamento de mais de 400 mil pessoas”, dado que a oferta hoteleira da cidade, 70 mil lugares é insuficiente, afirmou o subdiretor do Turismo de Madrid, David Martín Vallés, citado por uma nota de imprensa da Jornada.

A organização revelou também que foi apresentada a “mochila oficial” da JMJ 2011, onde os participantes encontram o “passe do peregrino”, que garante o acesso aos principais locais do evento e ao programa cultural.

O conteúdo inclui seguro de acidentes, passe de transportes públicos, evangelho, terço, livro das celebrações, guia da Jornada, catecismo jovem da Igreja Católica (‘YouCat’), gorro, t-shirt, leque e mapas da cidade.

O diretor executivo da JMJ, Yago de la Cierva, afirmou que “faltam muitos pequenos detalhes por fechar”, após a conclusão dos planos de construção e de detalhe dos principais locais da Jornada.

O contingente de voluntários aumentou para cerca de 30 mil pessoas, enquanto que o número de bispos que vão proferir catequeses durante a Jornada, entre os quais o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, chegou aos 250.

A Praça de Cibeles, um dos locais emblemáticos de Madrid, vai ser o centro de três dos quatro eventos principais da JMJ: a missa inaugural, a 16 de agosto, a chegada do Papa, a 18, e a Via Sacra, no dia seguinte.

Bento XVI vai ser recebido pelo presidente da autarquia madrilena (alcaide) e pela vereação, que lhe entregarão as chaves da cidade, dirigindo-se depois para a Porta de Alcalá, uma das principais entradas de Madrid, que será cruzada com 50 jovens de cinco continentes.

Após este gesto o Papa assistirá a uma coreografia executada por seis cavalos andaluzes, dirigindo-se depois no papamóvel ao recinto diante da sede do município, local da cerimónia de boas vindas.

O Papa regressa a 19 de agosto à praça em honra da deusa greco-romana Cibele para presidir à Via Sacra, devoção que conta com a presença de 15 esculturas utilizadas na Semana Santa para ajudar a evocação espiritual do trajeto que Jesus realizou em Jerusalém até à sua morte e sepultura.

David Martín Vallés, do Turismo de Madrid, referiu que as reservas aéreas e hoteleiras cresceram 150% em relação aos visitantes esperados num mês de agosto na capital espanhola, tendo salientado a importância da Jornada para o turismo madrileno.

“É o melhor evento que nos podia ter tocado porque é muito numeroso, pela promoção turística que supõe e pelo público jovem que se vai converter em amigo de Madrid”, acrescentou o responsável.

RM - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.