Medalha Milagrosa

Código calixtino, de valor incalculável, desaparece da Espanha

Lisboa, 7 jul – O Códice Calixtino, um dos livros mais importantes do mundo, manuscrito feito no século XII, sumiu da Catedral de Santiago de Compostela. Mantido numa câmara blindada no setor dos arquivos da Catedral, foi retirado de lá pela última vez há dois meses. O sumiço foi percebido na terça-feira, de acordo com o jornal Correo Galego.

Segundo o diário espanhol, a investigação não descarta a possibilidade de que o Códice tenha sido roubado por um grupo contratado por algum colecionador ou traficante de objetos deste gênero. O Códice é o mais ancestral e difundido guia para os peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago. Desde 1964, os cinco livros e dois apêndices, estão encadernados em um volume único.

Feito com a intenção de reforçar a devoção ao apóstolo Santiago, o Códice traz informações e dicas para os peregrinos, tais como alojamentos, descrição das rotas e das obras de arte e o patromônio histórico que poderiam ser vistos ao longo do percurso.

O sistema de segurança foi reforçado nos últimos tempos. Apesar do sistema de alarmes, nem todos os movimentos seriam controlados. (Lusa/RB)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.