Medalha Milagrosa

Roma: Mostra sobre Arquivo Secreto do Vaticano apresenta ficheiros inéditos da II Guerra Mundial

Cidade do Vaticano, 05 jul 2011 - O Vaticano apresentou hoje, em conferência de imprensa, a mostra multimédia «'Lux in Arcana’ – O Arquivo Secreto do Vaticano revela-se», na qual são apresentados ficheiros inéditos da II Guerra Mundial.

D. Sergio Pagano, prefeito do Arquivo, revelou que a exposição, a abrir ao público a partir de fevereiro de 2012, inclui documento do chamado “período fechado”, altura em que não estão à disposição de nenhum investigador.

Este responsável explicou, no entanto, que os documentos do pontificado de Pio XII não serão “revelações”, mas uma “memória”, sobretudo fotográfica, das vítimas da guerra (1939-1945) e, possivelmente, dos campos de concentração do regime nazi.

No Capitólio, edifício que alberga as autoridades municipais de Roma, vai estar também exposto o códice do processo (1616-1633) do físico italiano Galileu Galilei.

Entre as 100 obras escolhidas encontram-se ainda a carta ao parlamento inglês, de Clemente VII, sobre o casamento do rei Henrique VIII (1530) e o ‘Dictatus papae’ de Gregorio VII (1073-1085), que estabelecia a primazia do poder do Papa sobre o poder político, um dos documentos mais antigos da mostra.

O cardeal Raffaele Farina, bibliotecário do Vaticano, sublinhou que “documento pontifícios muito antigos e valiosos, bem como importantes documentos da vida da Igreja no mundo sairão pela primeira vez” do pequeno Estado.

O arquivo tem um site próprio, www.archiviosegretovaticano.va, no qual é possível encontrar parte do espólio com mais de mil anos.

Ao longo de 85 quilómetros de estantes, distribuem-se mais de 630 fundos de arquivos diferentes.

O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, por volta de 1610, se bem que a sua história recue nos séculos, dado ter nascido, desde cedo, a tradição de os Papas guardarem a documentação que se referia ao exercício da sua própria atividade.

O documento mais antigo conservado no Vaticano é o famoso 'Liber Diurnus Romanorum Pontificum', livro de fórmulas da chancelaria pontifícia do século VIII.

OC - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.