Medalha Milagrosa

Papa almoça com cardeais: ‘’50 anos atrás o mundo era completamente diferente’’

Cidade do Vaticano 03 jul - Bento XVI almoçou na última sexta-feira com os cardeais que se encontram em Roma, por ocasião dos seus 60 anos de sacerdócio, tendo recebido um donativo, destinado aos pobres da cidade. O Papa agradeceu este gesto em nome dos que “necessitam de ajuda, assistência e amor”, manifestando ainda “gratidão ao Senhor”. Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, foi ordenado sacerdote na catedral de Frisinga, Alemanha, pelo cardeal Michael von Faulhaber, a 29 de junho de 1951, festa dos santos Pedro e Paulo.

No final do almoço o atual Papa recordou que, há 50 anos, “o mundo era completamente diferente: não havia televisão, Internet, computadores ou celulares”. Nesse mundo destruído pela II Guerra Mundial existia, segundo Bento XVI, “uma poderosa energia e vontade de reconstruir” cada país e “renovar a comunidade europeia sobre a base da fé”.

Entre as outras recordações do Papa estiveram o momento que se seguiu ao Concilio Vaticano II e, ao mesmo tempo, a revolução cultural de 1968, “anos difíceis, nos quais a barca do Senhor (a Igreja) parecia encher-se de água e estar ao ponto de afundar”.

Bento XVI lembrou ainda o dia da sua eleição pontifícia, a 19 de abril de 2005, como um “momento totalmente inesperado”. “Nestes 60 anos quase tudo mudou, mas permaneceu a fidelidade do Senhor”, assinalou. (SP)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.