Medalha Milagrosa

Papa abre congresso eclesial da diocese de Roma

Cidade do Vaticano, 13 jun - Bento XVI abrirá na noite desta segunda-feira, na Basílica Papal de São João de Latrão, o Congresso Eclesial da Diocese de Roma, em vista da conclusão do Ano Pastoral.

O tema deste ano, dedicado à iniciação cristã, foi extraído do Livro dos Atos dos Apóstolos: "Sentiram cortar o coração. A alegria de gerar para fé na Igreja de Roma". Trata-se do sétimo encontro diocesano para o Papa Bento XVI desde quando foi eleito à Cátedra de Pedro.

Testemunhar a alegria da fé em todos os âmbitos da vida, este foi convite feito por Bento XVI à Diocese de Roma nos últimos anos. No ano passado, o Papa abordou o tema "Eucaristia e Caridade". O pontífice convidou a colocar a Eucaristia no centro da vida das comunidades cristãs e reiterou que a celebração eucarística deve ser preparada e celebrada com intensa participação interior.

"Peço a todos para que cuidem bem, também através de grupos litúrgicos, da preparação e celebração da Eucaristia, a fim de que os fiéis que da missa participam, possam encontrar o Senhor" – frisou Bento XVI em seu discurso proferido no Congresso Eclesial da Diocese de Roma de 15 de junho do ano passado.

"Nutrindo-nos do Senhor, ficamos livres dos vínculos do individualismo e nos tornamos uma só coisa. Somente assim, podemos seguir a lógica do dom e transformar o mundo ao nosso redor" – sublinhou ainda o Papa, acrescentando:

"A caridade é capaz de gerar uma mudança autêntica e permanente da sociedade, agindo nos corações e nas mentes das pessoas. Quando a caridade é vivida na verdade é a principal força propulsora em favor do verdadeiro desenvolvimento de todas as pessoas e da humanidade" – sublinhou Bento XVI no mesmo discurso do ano passado. (MJ)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.