Medalha Milagrosa

Núncio apostólico Dom Baldisseri recebe título Doutor Honoris Causa da PUC de Belo Horizonte

Belo Horizonte, 11 jun - O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, dissertou na última quinta-feira, dia 9 de junho, sobre os Bens Culturais ou Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Igreja Católica no País ao receber o título Doutor Honoris Causa pela PUC Minas, durante sessão solene e pública do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade no Teatro João Paulo II, no campus Coração Eucarístico.

O tema proferido por Dom Lorenzo Baldisseri relaciona-se ao Acordo Brasil-Santa Sé, assinado pelo Brasil e Vaticano em 13 de novembro de 2008. O objetivo do acordo foi consolidar, em um único instrumento jurídico, normas brasileiras e canônicas de diversos aspectos da relação do Brasil com a Santa Sé e da presença da Igreja Católica no Brasil.

Dom Lorenzo Baldisseri expressou profunda gratidão pelo título recebido. “Esta gratidão surge sincera em meu coração. Quero estendê-la à PUC Minas, como instituição de ensino que tem grande prestígio acadêmico e de exercício pujante da cultura no mundo”.

A sua dissertação examinou a evolução civilista e canônica do conceito de bem cultural nas últimas décadas, a legislação canônica e concordatária, referindo-se a convenções e tratados internacionais, e apreciou as normas específicas da Igreja no Brasil em aplicação das normas canônicas. Dom Lorenzo lembrou que grande parte das obras de arte nasceu ao longo da História no âmbito da Igreja, por meio dos mecenas, e que a intensificação atual de tratados no mundo também envolve outras religiões, protegendo bens culturais pertencentes a toda a humanidade. “Três quartos dos monumentos históricos mundiais catalogados pela Unesco são de origem religiosa”, disse.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressaltou a importância do núncio apostólico na construção da história da Igreja no mundo e no Brasil. “O ministério de Dom Lorenzo Baldisseri concretiza e aponta na Igreja um diálogo, anunciando o Evangelho, para que não se perca o caminho da vida verdadeira, compromisso com a Justiça, valores com o Evangelho”, disse. “Nos alegramos e nos honramos por incluir o nome de Dom Lorenzo Baldisseri no rol de ilustríssimos honoris causa PUC Minas”.

Dom Lorenzo Baldisseri nasceu no dia 29 de setembro de 1940, em San Pietro in Campo (Itália), último dos cinco filhos do casal Giovanni Battista e Gema Satti. No dia 12 de novembro de 2002 foi nomeado Núncio Apostólico para o Brasil. Dom Lorenzo Baldisseri fala Italiano, inglês, português, francês e espanhol. (SP)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.