Medalha Milagrosa

Diocese de Patos de Minas realiza Encontro de Formação da Pastoral da Comunicação

No último domingo, 5, a Igreja celebrou o 45º Dia Mundial das Comunicações. O tema abordado foi "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital", onde o papa Bento XVI pediu que as novas formas de comunicação sejam utilizadas pensando no bem coletivo.

Inserida no tema, a diocese de Patos de Minas (MG) realizou mais um Encontro de Formação da Pastoral da Comunicação. O evento aconteceu no Seminário Maior "Dom José André Coimbra".
O assessor da Pastoral da Comunicação da diocese, padre José Ricardo Lucas de Lima, abriu os trabalhos apresentando a assessora do Setor Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Élide Fogolari, que abordou os temas do evento.

Irmã Élide afirmou que após a 49ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em Aparecida (SP), de 4 a 13 de maio, houve o desmembramento da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social, em duas, uma Comissão com Educação e Cultura e outra exclusiva para a Comunicação Social.

Na parte da manhã foi abordado o tema: "O que é a Pastoral da Comunicação?" E na parte da tarde foi visto como organizar, planejar e aprimorar a Pastoral na diocese.

Além de dinâmicas, a assessora também usou de exemplos práticos. Foi refletido que peças teatrais não têm a verdade e vendem maravilhas, ao passo que a Igreja tem a verdade, e não necessariamente a anuncia.
"Todas as pessoas necessitam saber o que está acontecendo no meio católico, por isso é preciso articular, e os meios de comunicação serão instrumentos a serviço da coletividade: A Igreja precisa 'fazer pastoral' como Jesus fez. E hoje, apenas a presença física não é suficiente. Precisamos atrelar-nos aos meios de comunicações atuais, dentro de uma ótica da globalidade. Através da partilha, dando espaço para a participação e interação, a informação recebida será entendida. E tudo começa pela nossa transformação pessoal", destacou a assessora da CNBB.

O bispo diocesano, dom Frei Claudio Nori Sturm, presidiu uma missa, sendo celebrada a Ascensão de Jesus ao Reino do Pai. Dom Cláudio disse que voltando ao Pai, Jesus passou aos apóstolos a missão de evangelizar (comunicar), onde todos são convidados a ser discípulos missionários, usando os meios de comunicação disponíveis de maneira coerente, com fundamento nos ensinamentos de Jesus Cristo, que comunicou a verdade e a justiça.

Os participantes foram incentivados a participar do 7° Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Estiveram presentes representantes de dezoito paróquias da diocese, das cidades de Carmo do Paranaíba, Coromandel, Guimarânia, Ibiá, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo e Serra do Salitre.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.