Medalha Milagrosa

Papa na Audiência Geral: Rezar é falar com Deus

Cidade do Vaticano, 04 mai - Bento XVI acolheu, nesta quarta-feira, na Praça São Pedro, milhares de fiéis e peregrinos na habitual Audiência Geral.

O Papa iniciou hoje uma nova série de catequeses sobre o tema da oração cristã, que se baseia no dom da vida nova trazida por Cristo. Essa oração, segundo Bento XVI, é uma arte em que Cristo, o Filho de Deus, é o nosso mestre supremo. É em Jesus que o homem se torna capaz de se aproximar de Deus num relacionamento profundo e íntimo. O Santo Padre pediu aos fiéis para que vivam mais intensamente sua relação com Deus na escola da oração. "Devemos aprender a rezar, seguindo a autêntica escola de Jesus. Rezar é falar com Deus" – frisou Bento XVI.

O Santo Padre sublinhou que a oração faz parte da experiência humana, como podemos ver nas antigas culturas do Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma. "Nessas culturas, existe o reconhecimento de que a oração leva o ser humano a um entendimento mais profundo da nossa dependência de Deus e do sentido último da vida" – disse ainda o pontífice.

As religiões pagãs permanecem um pedido de ajuda divina, uma expressão desse anseio profundo e humano de Deus, que encontra sua máxima expressão e realização no Antigo e Novo Testamento.

"A revelação divina purifica e realiza o desejo inato do ser humano a Deus e nos oferece, através da oração, a possibilidade de um relacionamento mais profundo com o nosso Pai celestial. Com os discípulos, peçamos ao Senhor: Ensina-nos a rezar" – disse ainda Bento XVI.

No resumo, em português, de sua catequese o Papa disse o seguinte:

Queridos irmãos e irmãs,

Nas próximas catequeses, como se fossem uma «Escola da Oração», queremos aprender a viver mais intensamente o nosso relacionamento com o Senhor, abordando a realidade da oração na Sagrada Escritura, nos Padres da Igreja, nos mestres de espiritualidade e liturgia. De fato, até as pessoas mais adiantadas na vida espiritual sentem necessidade incessante de voltar à escola de Jesus. Na verdade, é em Jesus que o ser humano se torna capaz de abeirar-se de Deus com a profundidade e a intimidade próprias duma relação entre pai e filho. Nesta relação, encontra a sua forma perfeita e definitiva o desejo de Deus inscrito no coração de cada homem e mulher. Dão testemunho deste desejo universal as variadas orações presentes nas antigas culturas do Egito, Mesopotâmia Grécia e Roma. Nestes exemplos de oração, ressalta a consciência que o ser humano tem da sua condição de criatura e da sua dependência de Outrem que está acima dele e é a fonte de todo o seu bem.

Uma cordial saudação para todos os peregrinos de língua portuguesa, com menção particular dos fiéis de Salto de Pirapora e as Irmãs Franciscanas Catequistas do Brasil e do grupo «Ajuda à Igreja que sofre» de Portugal, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar a sua fé e adesão a Cristo: o Senhor vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projeto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e Bênção. (MJ)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.