Medalha Milagrosa

O domingo de Ramos na Terra Santa

Jerusalém, 18 abr - Mais de 10 mil católicos participaram ontem da tradicional procissão do Domingo de Ramos em Jerusalém, do Monte das Oliveiras à Cidade Velha. A procissão foi conduzida pelo patriarca latino de Jerusalém, Dom Fuad Twal, que também concedeu a benção de Ramos.

Como manda a tradição, a procissão começou nas primeiras horas da tarde da igreja franciscana de Betfagé, no Monte das Oliveiras, e se encerrou diante do Portão dos Leões, que dá acesso à Cidade Antiga.

O Domingo de Ramos, que abre a celebração da Semana Santa, celebra a última visita de Cristo a Jerusalém, onde foi recebido triunfalmente alguns dias antes de sua paixão, morte e ressurreição.

O sol forte levou os fiéis a usarem bonés e guarda-sóis, mas o calor de quase 34 graus não impediu o tom alegre e plural da procissão dirigida pelos frades da Custódia da Terra Santa.
Diante da igreja, o secretário da Custódia, Frei Silvio Rogelio de la Fuente, lembrou que o Domingo de Ramos “é uma festa de toda a cristandade”, na qual os conventos e o clero local abrem suas portas a todos os fiéis.

“Nesse dia, as pedras de Jerusalém gritam porque o Messias está entrando em sua cidade, faz sua entrada triunfal e com ele, todos os cristãos que vêm de todas as partes do mundo”, disse o franciscano, natural de Buenos Aires.

Milhares de peregrinos de todo o mundo entoaram canções, rezaram ou simplesmente caminharam em silêncio, passando pelo ao Horto de Getsêmani, onde, segundo os Evangelhos, Jesus viveu os últimos momentos antes de ser entregue aos soldados romanos por Judas.

Das celebrações da Semana Santa, tem destaque especial a Via Sacra da Sexta-Feira Santa, que reproduz o itinerário percorrido por Jesus Cristo pela Via Dolorosa até o local de sua crucificação.

Um dia antes, os fiéis celebram a última ceia de Jesus e a cerimônia de lavar os pés de 12 membros da comunidade cristã no Cenáculo do Monte Sião. (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.