Medalha Milagrosa

Audiência Geral: ‘’Santidade não é realizar ações extraordinárias mas unir-se a Cristo’’

Cidade do Vaticano, 13 abr - O Papa Bento XVI encontrou-se na manhã de hoje com fiéis e peregrinos provenientes de todas as partes do mundo durante a habitual audiência geral na Praça São Pedro. Na conclusão do ciclo de catequeses dedicado a muitos santos e santas, que com sua fé, caridade e vida foram faróis para numerosas gerações, Bento XVI ofereceu nesta quarta-feira uma reflexão sobre a santidade. Esta não consiste em realizar ações extraordinárias, mas sim em unir-se a Cristo e assumir as suas atitudes, pensamentos e formas de vida.

Falando em português, o Papa fez um resumo de sua catequese proferida momentos antes em italiano. 

Queridos irmãos e irmãs,
Nas Audiências Gerais dos últimos dois anos, pudemos conhecer a figura de muitos Santos e Santas; hoje, queria falar-vos um pouco da santidade. Esta consiste em unir-se a Cristo e assumir as suas atitudes, pensamentos e formas de vida. Por isso a santidade tem a sua raiz última no baptismo, pelo qual somos enxertados em Cristo e nos é comunicado o seu Espírito, a sua vida de Ressuscitado. Mas, Deus respeita sempre a nossa liberdade, pedindo que aceitemos este dom e vivamos as suas exigências; isto é, pede que nos deixemos transformar pela acção do Espírito Santo, conformando a nossa vontade com a d’Ele. A santidade mede-se pela estatura que Cristo atinge em nós. O Concílio Vaticano II lembrou que todos somos chamados à santidade, mas poderemos nós, com os nossos limites e a nossa fragilidade, chegar tão alto? A Igreja propõe-nos muitos Santos, que viveram plenamente a caridade, que souberam amar e seguir Cristo na sua vida quotidiana. Todos eles nos dizem que é possível percorrer a estrada da santidade. 

                                                                      * * *
De coração saúdo os peregrinos do Brasil e os portugueses da paróquia de São Martinho do Bispo e da Escola da Lourinhã. Esta vossa peregrinação a Roma seja para todos um encontro com Jesus Cristo, que encha cada vez mais a vossa vida de amor de Deus e do próximo. Sobre as vossas famílias e comunidades desçam abundantes os favores divinos, que, sobre todos invoco, ao dar-vos a Bênção Apostólica.

Durante a saudação aos vários grupos de fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro, Bento XVI, através de uma vídeo-mensagem cumprimentou os participantes do Terceiro Encontro Nacional da Família em Melboune, Austrália, que se realiza no Colégio Xavier daquela cidade.

“Este importante evento – disse o Papa - é uma oportunidade não só para vocês de darem testemunho dos laços de afeto dentro de suas famílias, mas também para aprofundá-las com o resto da família de Deus, que é a Igreja, de modo que vocês se tornem protagonistas de uma nova humanidade, de uma cultura renovada pelo amor e unidade, de vida e estabilidade, dando glória a Deus, nosso Pai em todos os momentos.

“Asseguro, disse ainda Bento XVI, a minha oração, especialmente pelos seus filhos e por aqueles que estão enfermos. Confio-os à Sagrada Família de Nazaré e invoco a intercessão de Santa Maria MacKillop, com afeto concedo a minha Bênção Apostólica”. (SP)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.