Medalha Milagrosa

Arquidiocese de Olinda e Recife prepara primeiro Congresso Vocacional

A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Cmovic), da arquidiocese de Olinda e Recife (PE), realizou no último sábado, 12, um encontro para concluir o estudo do documento "Guia para animação vocacional". Um texto elaborado pelo Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Sob a coordenação do presidente da comissão, padre João Carlos Magalhães, representantes das paróquias da arquidiocese de Olinda e Recife discutiram os desafios da Pastoral Vocacional.

Atualmente, são poucas as comunidades da arquidiocese que dispõe de uma pastoral voltada exclusivamente para a formação e o acompanhamento vocacional. Cientes disso os membros da Cmovic começaram no mês passado o estudo do documento do Regional. "A nossa ideia é conscientizar as paróquias a terem um serviço de animação vocacional", afirmou o sacerdote.

A proposta da comissão agradou aos participantes. Para Maria Kátia da Silva e Daniel Ângelo da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Boa Viagem, que não dispõe da Pastoral Vocacional, os encontros foram muito proveitosos. "É muito importante momentos de formação como esse, nos estimula a refletir sobre um assunto tão sério, que é a vocação", ressaltou Maria Kátia. "O passo agora é conversar com nosso padre e implantar a pastoral", completou.

Ainda durante o encontro, o grupo planejou o primeiro Congresso Arquidiocesano de Vocacional, que vai acontecer nos dias 21 e 22 de maio, no Colégio dos Salesianos, bairro da Boa Vista. "Vamos ampliar o debate sobre as questões vocacionais, desde a orientação do vocacionado até a vivência da própria vocação", adiantou o padre João Carlos. As inscrições para participar do congresso poderão ser feitas já na próxima semana. Os interessados devem procurar a secretaria de suas paróquias.

A iniciativa também atende ao convite da CNBB que proclamou este ano, como o "Ano do Animador Vocacional". "Não podemos estar alheios à dinâmica da Igreja do Brasil. Faremos desse ano, um período forte de discussões sobre as vocações", garantiu o padre. O "Ano do Animador Vocacional" se encerra em novembro próximo.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.