Medalha Milagrosa

Bispos japoneses convocam reunião de emergência

Sendai, 15 mar  Os Bispos japoneses irão a Sendai para um encontro de emergência convocado para amanhã, 16 de março. Em declarações à Agência Fides, Dom Martin Tetsuo Hiraga, Bispo de Sendai, Diocese mais atingida pelo tremor e pelo tsunami, explica que “a tragédia teve um forte impacto emotivo na sociedade, os cidadãos estão extremados e desorientados. Agradecem ao Papa por suas palavras, que infundem coragem e esperança; justamente a esperança, que “é o dom que os cristãos oferecem à nação neste momento de sofrimento”:

O Bispo conta que a situação é muito difícil, ainda não se pode compreender a entidade do desastre porque as notícias são fragmentárias. Sua diocese é muito grande e cobre quatro Prefeituras civis, num total de cerca de 500 km de costa, no norte da ilha de Honshu, a maior do arquipélago nipônico. O tsunami atingiu mais de 300 km de costas. Na Prefeitura de Aamori, duas paróquias foram atingidas, em Iwate 4, outras duas na prefeitura de Miyagi e 2 em Fukushima.

Dom Martin Tetsuo Hiraga agradece as ajudas e os voluntários que estão chegando de todo o Japão, e acrescenta: “Nós, católicos da Diocese de Sendai, somos pouco mais de 10 mil, um pequeno rebanho, mas continuamos a rezar pelas vítimas e faremos o possível para levar consolo e testemunhar, neste momento de sofrimento, a mensagem de amor de Cristo”.

O encontro de emergência de amanhã em Sendai, deverá decidir as estratégias: “Devemos nos consultar sobre como agir. Por enquanto, confiamos em Deus e pedimos as orações de todos os cristãos do mundo. Recebemos a mensagem do Santo Padre e o agradecemos por suas palavras, que nos trazem coragem e esperança. Hoje, esta é a nossa missão específica: ajudar a nação a elevar os olhos ao Céu e a manter acesa a chama da esperança” – diz o Bispo. (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.