Medalha Milagrosa

Angelus de Domingo: O eclipse de Deus traz consigo o eclipse do pecado

Cidade do Vaticano, 13 mar - Hoje, ao meio-dia, Bento XVI se apresentou à janela do seu escritório para rezar o Angelus com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Antes do Angelus, o Santo Padre explicou o significado da Quaresma, que é "uma jornada espiritual de preparação para a Páscoa". "Trata-se de -- disse -- seguir a Jesus que se digire à Cruz na sua missão salvífica. Se nos perguntarmos o porquê da Quaresma e da Cruz, a resposta em termos radicais é a seguinte: Porque existe o mal, mais ainda, existe o pecado, que segundo as Escrituras é a raiz de todo mal. "

Mas esclarece o Pontífice que "Muitos não aceitam a palavra pecado" porque supõe uma visão religiosa do mundo e da pessoa. De fato, é verdade que se se elimina Deus do horizonte do mundo não se pode falar de pecado. (...) O eclipse de Deus traz consigo o eclipse do pecado. Por isso, o sentido de pecado -- que é muito diverso do sentido de culpabilidade como o entende a psicologia -- se adquire redescubrindo o sentido de Deus".

Frente ao mal moral, a atitude de Deus é: "Opor-se ao pecado e salvar o pecador. Deus não tolera o mal, porque Ele é Amor, Justiça e Fidelidade; por isso, não quer que o pecador morra, senão que se converta e viva. Deus intervém para salvar a humanidade, como vemos em toda história do povo judeu a partir da libertação do Egito. Deus está decidido a salvar a seus filhos da escravidão para levá-los à liberdade, pois a maior escravidão é a do pecado. Por isso Deus mandou seu filho ao mundo: para libertar a humanidade do domínio de Satanás: "origem e causa de todo pecado".
 
"Entrar neste tempo litúrgico -- concluiu o Papa -- significa cada vez mais pôr-se ao lado de Cristo contra o pecado, empreender, seja individualmente e como Igreja, o combate espiritual contra o espírito do mal".

Ao fim, o Papa pediu a todos que rezassem por ele e por seus colaboradores da Cúria, que hoje pela tarde começam os exercícios espirituais.

Vatican Information Service

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.