Medalha Milagrosa

Papa pela primeira vez responderá perguntas de fiéis na TV

Cidade do Vaticano, 08 mar Pela primeira vez na história do Papado e da televisão italiana, um Pontífice responderá às perguntas de fiéis em um programa de TV. A transmissão está marcada para o dia 22 de abril, Sexta-Feira Santa. O início do programa será às 14h10min (hora da morte de Cristo) e vai ao ar pelo canal da TV do estado italiana Rai Uno.

O tema será a figura de Cristo a qual o Papa Bento XVI já dedicou seu primeiro livro (Jesus de Nazaré). O segundo está por sair e um terceiro ainda está em preparação.

A apresentação será de Rosario Carello, que comanda o programa desde 2008, e conversou com a Rádio Vaticano. Segundo Carello, Bento XVI vai gravar sua participação dois ou três dias antes da sexta-feira Santa no Palácio Apostólico, provavelmente no estúdio privado ou na capela, mas a decisão ainda não foi tomada. As perguntas serão enviadas por internet.

O condutor do programa explicou que a idéia partiu da constatação de que a Sexta-Feira Santa “passa em branco” no que diz respeito ao mundo televisivo. “O Papa percebeu que se conhece pouco sobre Cristo, conforme se lê no prefácio do primeiro volume do seu livro ‘Jesus de Nazaré’ – disse o apresentador -, e, portanto, o amamos pouco e pouco podemos crer Nele.” Por isso, o Papa está empenhado em dizer, através dos seus livros, quem é Jesus, a verdade da aderência do Jesus do Evangelho ao Jesus histórico.

Questionado sobre o que mais chama a sua atenção no estilo de comunicação de Bento XVI, Carello respondeu “a clareza”. Segundo ele, o Papa consegue expressar conceitos – que são complicados por si próprios – de maneira simples e, ao mesmo tempo, completa, e será extraordinário que esse dom seja aplicado à televisão. (RB/ED)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.