Medalha Milagrosa

Principais etapas da beatificação de João Paulo II

Cidade do Vaticano, 21 fev – A vigília de preparação, a celebração da beatificação, a exposição dos restos mortais, a missa de agradecimento e a cerimônia privada de sepultamento. Esses são os principais momentos previstos para a beatificação de João Paulo II, que a Igreja irá proclamar bem-aventurado no próximo dia 1º de maio.

Esse importante evento eclesial será realizado em cinco etapas. A primeira é a vigília de preparação a ser realizada na noite de 30 de abril no Circo Máximo. Apenas a título de curiosidade, o Circo Máximo foi uma arena antiga, onde eram realizados jogos, festivais e corridas de bigas, e chegou a ter capacidade de acomodar 385.000 pessoas.

A vigília será organizada pela diocese de Roma e guiada pelo vigário geral para essa diocese, Cardeal Agostino Vallini. O Papa Bento XVI participará por meio de vídeo-conferência.

Um segundo momento será a cerimônia de beatificação no domingo, primeiro de maio, na Praça São Pedro, no Vaticano. Presidida pelo Santo Padre, terá início às 10h locais. Logo após, em um terceiro momento, dentro da Basílica de São Pedro, diante do Altar da Confissão, será exposto caixão de João Paulo II por um longo período, até que todos os fiéis tenham tido a oportunidade de visitá-lo.

Já no dia 2 de maio, às 10h30 locais, o cardeal secretário de Estado, Tarcísio Bertone, presidirá a missa de agradecimento na Praça São Pedro. Depois, privadamente, na Basílica de São Pedro, mais precisamente na Capela de São Sebastião, o corpo de João Paulo II será sepultado.

A Prefeitura da Casa Pontifícia faz questão de reforçar a informação de que não é cobrado ingresso para participar da cerimônia de beatificação. O Vaticano alerta para a venda de ingressos falsos, que estava sendo feita inclusive via internet. Relembramos então que nenhum tipo de ingresso pode ser cobrado.

Está prevista a chegada a Roma de dois milhões e meio de pessoas que vêm participar da cerimônia. (ED)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.