Medalha Milagrosa

Francisco de Assis: Alegre, Gentil, Santo

Livro temporariamente indisponível em estoque.

Sao Francisco de Assis.jpgSão Francisco de Assis pode ser chamado o Santo do equilíbrio. A sua radicalidade na pobreza parece-nos ser um possante meio que a Providência encontrou para corrigir uma brecha na sociedade do tempo dele, que consistia no uso das riquezas, sem ter como fim o amor de Deus. Deus quis equilibrar essa balança, inspirando o rico Francisco a dar um grande exemplo: tornar-se pobre por vontade própria, praticar o espírito de pobreza evangélica e fundar uma Ordem Religiosa com este objetivo. Ele descobriu as riquezas da pobreza. Ao saberem que Francisco - rico e jovem - trocou seus belos trajes pelos andrajos dum mendigo, as pessoas se impressionavam e ficavam mais propensas a praticar a caridade.

Com o espírito sobrenatural que tomava conta de sua alma, Francisco considerava todas as criaturas como irmãs, pois foram criadas por Deus. A influência que ele exercia sobre os animais, por dom de Deus, tinha um objetivo: fazer com que aqueles seres irracionais agissem como racionais, e assim chamar os homens à conversão e mudança de vida. Francisco foi fiel às graças que Deus lhe deu, alcançando alto grau de santidade, nos seus apenas 45 anos de vida. O Papa Bento XVI o qualificou como "autêntico gigante da santidade, outro Cristo". E acrescentou que ele promoveu a renovação da Igreja de seu tempo, em comunhão com a Sé de Pedro. São Francisco foi, com Santa Clara, a origem e o fundamento de uma das maiores famílias religiosas do mundo: os Franciscanos e as Clarissas.

O livro "Francisco de Assis: Alegre, Gentil, Santo" faz parte da Coleção Exemplos de Vida, distribuída pela Campanha Nossa Senhora das Graças através do Programa de Apoio Catequético, que foi lançado em outubro de 2008. O objeto desta campanha é contribuir para a formação catequética das crianças, distribuindo gratuitamente livros cujo conteúdo narra fatos de personagens da História Sagrada e da vida dos Santos, ajudando assim o trabalho dos catequistas. São belos exemplos que contrastam com a decadência moral, com a onda de crimes e violência que pululam no mundo de hoje.

Conheça melhor o Programa de Apoio Catequético acessando o link:

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.