Medalha Milagrosa

Comissão para a Doutrina da Fé aprimora texto do subsídio "Dogma, Teologia e Ensino"

Com o objetivo de aprimorar o texto do novo subsídio doutrinal "Dogma, Teologia e Ensino", a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou, entre os dias 7 e 9, nas dependências do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, próximo a Belo Horizonte (MG), a Reunião Anual com o Grupo Interdisciplinar de Peritos.

De acordo com o assessor da Comissão para a Doutrina da Fé, padre Wilson Luís Angotti Filho, o novo subsídio pretende ser um alerta no exercício e ensino da teologia. "O subsídio deverá ser um importante instrumento para o exercício da reflexão ou transmissão fiel do que o magistério da Igreja professa, para que não aconteça, e sempre estejamos atentos a não anunciar e ensinar uma doutrina que seja própria de cada um de nós, mas uma doutrina que seja da Igreja", alertou padre Wilson.

O assessor também comentou que o nome do subsídio "Dogma, Teologia e Ensino" reflete o objetivo do trabalho. "O dogma sempre apresenta aquilo que é matéria de fé que a Igreja acredita. A teologia é a reflexão racional sobre esse dado da fé, tentando elaborá-lo de modo que seja sempre compreensível e que responda aos questionamentos do homem de hoje para que a fé seja compreendida e refletida de maneira racional. Isso é teologia. O ensino, por sua vez, sempre deve ser de acordo com aquilo que a Igreja crê. A teologia é ensinada segundo a fé da Igreja e não com as convicções de quem ensina", pontuou.

O lançamento do novo subsídio está previsto para a 49ª Assembleia Geral da CNBB que acontecerá no próximo mês de maio.

Participaram da reunião o presidente da Comissão, dom Walmor Oliveira de Azevedo; os membros dom Benedito Beni dos Santos; dom Filippo Santoro; o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; os assessores padre Wilson Angotti e padre Luiz Henrique e mais quatro peritos.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.