Medalha Milagrosa

Índia: Igreja pede comissão especial para os cristãos

Nova Délhi, 10 fev - A Igreja Católica da Índia pediu ao governo a criação de uma comissão especial para acompanhar o número, as condições sociais, e os problemas dos cristãos que vivem nesse país. A comissão deverá ser criada nos moldes da "Comissão Sachar" – que tomou o nome do Rajindar Sachar, seu responsável – instituída em 2006, pelo governo do Primeiro-ministro Manmohan Singh, para monitorar o status dos fiéis muçulmanos na Índia.

A proposta de criar uma nova comissão é apoiada pelo arcebispo de Nova Délhi, Dom Vincent Concessao, por outros líderes cristãos e por organizações como o Conselho Cristão Indiano (AICC) que comunicou à agência missionária de notícias FIDES, ter lançado uma campanha para recolher assinaturas, solicitando ao governo a criação da mesma. Nos próximos dias, o Conselho Cristão Indiano também apresentará um memorando com esse pedido, à Comissão Nacional para as Minorias, órgão governamental, como também ao Gabinete do primeiro-ministro da Índia.

"Queremos que o governo perceba a marginalização dos cristãos em termos de pobreza, de propriedade da terra e de educação, como ocorreu com a Comissão Sachar para os fiéis muçulmanos" – afirma num comunicado, o Conselho Cristão Indiano.

Os cristãos querem que o governo tome consciência oficialmente das difíceis condições de vida dos dalits cristãos, especialmente em alguns estados como Orissa e Gujarat. "Os dalits cristãos sofrem evidentes discriminações" – ressalta a organização, solicitando que a questão do desenvolvimento e da proteção dos cristãos indianos seja parte integrante da agenda do governo federal. (SP)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.