Medalha Milagrosa

Costa Rica: 2º Congresso Continental Latino-Americano de Vocações

Roma, 17 jan - "Reforçar a cultura vocacional para que os batizados assumam o chamado a serem discípulos e missionários de Cristo, nas circunstâncias atuais da América Latina e do Caribe": este é o objetivo do Segundo Congresso Continental Latino-americano de Vocações, que será realizado de 31 de janeiro a 5 fevereiro, na Costa Rica.

Promovido pelo Departamento Vocações e Ministérios do CELAM, em colaboração com outros organismos eclesiais, o Congresso terá a participação de delegações das Conferências Episcopais da América Latina. A iniciativa visa enfrentar os desafios apresentados pelo documento de Aparecida sobre o tema da formação dos discípulos e missionários de Cristo, como informa uma nota dos organizadores divulgada pela agência Fides, recordando que a pastoral vocacional tem um lugar especial neste setor, pois acompanha de perto "todos aqueles que o Senhor chama para o seu serviço na Igreja, no sacerdócio, na vida consagrada e no estado laical".

O comunicado também ressalta que a pastoral vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus, começa na família e continua na comunidade cristã, se dirige às crianças e jovens para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto de Deus para cada um deles, é fruto de uma pastoral coordenada que envolve as famílias, as paróquias, as escolas e outras instituições eclesiais.

Por fim, salienta que "é necessário intensificar de vários modos a oração pelas vocações, com a qual se contribui também a criar uma maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor". (SP)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.