Medalha Milagrosa

Aberto o Ano dos Leigos na diocese de Hong Kong

Hong Kong - No dia 31 de dezembro de 2010, a Diocese de Hong Kong abriu o Ano dos Leigos com uma solene celebração eucarística com o tema "Uma Peregrinação de Agradecimento - do Ano das Vocações Sacerdotais ao Ano dos Leigos". Segundo informa o Kong Ko Bao (boletim diocesano em chinês), muitos sacerdotes e fiéis participaram da abertura do Ano dos Leigos 2011 na Catedral dedicada à Imaculada Conceição.

Muitas iniciativas acompanham a abertura do Ano dos Leigos, como o Curso sobre o Ano dos Leigos, que tem como tema "Vinde (Mc 1, 17) - chamado, comunhão e missão", dirigido pelo pe. Stephen Bevans, SVD (professor de Missão e cultura da Catholic Theological Union, Chicago, USA) e a realização de uma sondagem diocesana sobre a vida espiritual dos fiéis, útil para ter uma ideia da situação, além de constituir uma base para organizar iniciativas adequadas ao longo do Ano dos Leigos.

Segundo os resultados da pesquisa realizada entre 2.600 fiéis sobre a leitura da Bíblia, 35% dos indagados lê a Bíblia uma vez ou mais durante a semana; 30% não a lê nenhuma vez no ano; 67% reza uma ou duas vezes durante o dia; 14% pelo menos uma vez por semana; 1% não reza nunca; 73% participa da Missa uma vez por semana; 55% se confessou no ano passado; 54% não se confessou no ano passado; 64% se declara disponível a difundir a fé junto aos próximos; 48% a convidar não-cristãos a participar de atividades católicas; 24% a convidar outras pessoas para encontros de fé. Além disso, a sondagem revela o envelhecimento dos fiéis de Hong Kong. A pesquisa oferece ainda uma chave de leitura da vida dos católicos da Diocese de Hong Kong e uma orientação para a pastoral diocesana.
(NZ)

Agência Fides

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.