Medalha Milagrosa

Vaticano: Papa assinala 500 anos do nascimento de São Filipe Néri

Agência Ecclesia

26 de Maio de 2015, às 15:49

Francisco recorda«paternidade espiritual» do fundador dos oratorianos

guido_reni_-_st_filippo_neri_in_ecstasy_-_wga19295.jpgCidade do Vaticano, 26 mai 2015 (Ecclesia) - O Papa associou-se hoje às celebrações do 500.º aniversário do nascimento de São Filipe Néri, fundador dos padres oratorianos, elogiando a "paternidade espiritual" do sacerdote.
"Filipe foi guia de muitos, anunciando o Evangelho e dispensando os Sacramentos. Em particular, dedicou-se com grande paixão ao ministério da Confissão, até à tarde do seu último dia terreno", escreve.
Francisco falou num "estado permanente de missão na Igreja", o qual exige aos membros da Congregação do Oratório que "não se satisfaçam com uma vida medíocre", sendo "homens de oração e de testemunho para atrair as pessoas a Cristo".
O Papa fala de São Filipe Néri como "apóstolo de Roma", capaz de "estar com o povo para guiá-lo e apoiá-lo na fé".
"A sua paternidade espiritual transparece em todo seu agir,

caraterizado pela confiança nas pessoas", acrescentou.
A mensagem apresenta São Filipe Néri como um modelo para os católicos de hoje.
"A sua profunda convicção era de que o caminho da santidade se fundamenta na graça de um encontro, acessível a toda e qualquer pessoa, em todo e qualquer estado ou condição, que o acolha com o espanto das crianças", realça o Papa.


OC

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.